sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Frases & Pensamentos


"Não sei uma nota de música. Nem preciso."

"A única vez em que me meti em problemas foi quando roubei ovos, quando era menino. Acho que sei diferenciar o certo do errado."

"Eu não diria que garotas são um hobby meu. São um passatempo."

"Sr. Presidente, você tem um show pra fazer e eu também."
Obs.: Parte da conversa entre o presidente dos EUA e o Rei do Rock n' roll durante seu encontro histórico.


Eu não diria que garotas são um hobby meu. São um passatempo.

A única vez em que me meti em problemas foi quando roubei ovos, quando era menino. Acho que sei diferenciar o certo do errado.

Não sei uma nota de música. Nem preciso.

"Tudo o que os jovens precisam é de esperança e do sentimento de que pertencem a algo. Se eu pudesse fazer ou dizer alguma coisa que desse a eles este sentimento, eu acredito ter contribuído em algo para o mundo"

"Sempre soube que deveria haver um propósito em minha vida. Senti sempre alguém me guiando. Quero dizer, deve haver uma razão. Por que eu fui escolhido? Entre milhares de pessoas, por que eu? Por que eu fui escolhido para ser Elvis Presley. Tem que ter uma razão."

"As pessoas acham que estou sozinho. Eu amo minha vida. Não desistiria dela por nada nem ninguém. Eu a consegui. É o que sempre quis".

"Eu era incompreendido até mesmo quando ainda era um menino em Tupelo"

"Apenas sou um cara que procura respostas"

"Como é que pode várias pessoas batizarem seus filhos de Elvis? Deve ter existido um Elvis e uma razão para este nome"

"Acho que agora eu sei qual é minha missão, levar alegria a vida de outras pessoas. As pessoas sofrem em todo lugar e a cada dia isso piora. Não sou um pregador, sou um cantor. É meu papel e eu adoro. Agradeço a Deus por ser o que sou. E quem sabe? Talvez exista algo mais para mim. Talvez Deus queira me usar para fazer grandes coisas. Sinto isso, espero que seja verdade"

Frases & Pensamentos


"Envia-se um menino para a escola para fazer amigos do tipo certo."

"Ainda está em nossa indolência, em nossos sonhos, que a verdade submersa às vezes vem à tona."

"As mulheres serviram todos estes séculos como espelhos possuindo o poder de refletir a figura do homem duas vezes maior que seu tamanho natural."

"Por quê as mulheres são... tão mais interessantes aos homens do que os homens são às mulheres?"

"Quem medirá o chapéu e a violência do coração dos poetas quando capturados e aprisionados no corpo de uma mulher?"

"Onde a mente é maior, o coração, os sentimentos, a magnanimidade, a caridade, a tolerência, a bondade e o resto delas dificilmente consegue respirar."

"Quando a pele enrugada do ordinário é empanturrada de idéias, isso satisfaz os sentimentos maravilhosamente."
"Podemos ajudá-los melhor a prevenir a guerra não repetindo suas palavras e seguindo seus métodos mas encontrando novas palavras e criando novos métodos."

"Somos nauseados só de olhar para personalidades triviais decompondo-se na eternidade da tinta do jornal."


"Para aproveitarmos a liberdade temos que nos controlar."

"Depender de uma profissão é uma forma menos odiosa de escravidão do que depender de um pai."

"Pensamento e teoria devem preceder todas as ações saudáveis; ainda que a ação seja mais nobre que o pensamento ou a teoria."

"Esta alma, ou vida dentro de nós, sem opção concorda com a vida exterior. Se alguém tiver a coragem de perguntá-la o que pensa, ela está sempre dizendo exatamente o oposto do que as outras pessoas dizem."

"Este é um livro importante, a crítica presume, porque lida com a guerra. Este é um livro insignificante, pois ele lida com os sentimentos das mulheres numa sala de visitas. "

"As coisas se desprenderam de mim. Eu prolonguei certos desejos; eu perdi amigos, alguns para a morte... outros pela incapacidade de atravessar a rua."


"Estas são as mudanças da alma. Eu não acredito em envelhecimento. Eu acredito em alterar para sempre o aspecto de alguém para a luz. Eis meu otimismo."


"Há muito sentido na idéia de que são as roupas que nos vestem, e não nós que as vestimos; podemos fazê-las pegar a forma dos braços ou do peito, mas elas moldam nossos corações, nossas línguas às suas tendências."


"Não pode haver duas opiniões sobre o que é um intelectual. É o homem ou mulher de inteligência puro-sangue que domina sua mente num galope pelo campo ao perseguir uma idéia."

"A verdade é que eu sempre gosto das mulheres. Gosto da falta de convencionalismo delas. Gosto da integridade delas. Gosto do anonimato delas."


"O poeta nos dá sua essência, mas a prosa pega o molde do corpo e da mente."


"Quanto mais se envelhece, mais se gosta de indecência."

"O interesse na vida não está no que as pessoas fazem, nem em suas relações mútuas, mas principalmente no poder de comunicar-se com uma terceira parte, antagonista, enigmática, ainda que talvez persuasiva, o que alguns chamam de vida em geral."


"A história da oposição dos homens à emancipação das mulheres é mais interessante talvez do que a história da própria emancipação."

"A primeira responsabilidade de um conferencista - entregar após o discurso de uma hora uma amostra de pura verdade para encerrar entre as páginas de seus diários e manter na cornija da lareira para sempre."


"Os olhos dos outros são prisões; seus pensamentos nossas celas."
[Virginia Woolf]


"A ligação entre as roupas e a guerra não é tão difícil desvelar; suas melhores roupas são aquelas que lhe vestem como soldado."

"A beleza do mundo, que é cedo demais para perecer, possui dois extremos, um da alegria, outro da angústia, rachando o coração."

"O belo parece certo pela força da beleza, e o débil errado por causa da fraqueza."

"Esse grande pátio de catedral que foi a infância."

"Em algum lugar, em todos os lugares, ora escondido, ora aparente no que quer que esteja escrito, está a forma de um ser humano. Se tentarmos conhecê-lo, estaremos preguiçosamente ocupados?"

"Algumas pessoas procuram os padres; outras a poesia; eu os meus amigos."


"Sono, essa deplorável redução do prazer da vida."

"Rígido, o manjado esqueleto sustenta sozinho a estrutura humana."


"Realmente, eu não gosto da natureza humana a menos que esteja toda temperada com arte."


"Um dos sinais de juventude passageira é o surgimento de um sentimento de camaradagem com outros seres humanos enquanto conquistamos nosso lugar entre eles."


"Gosta-se muito mais das pessoas quando elas são abatidas por um cerco extraordinário de desgraça do que quando elas triunfam."

"Deve-se separar uma geléia com a qual se possa enfiar citações nas gargantas das pessoas - alguns separam sempre geléia demais."

"Uma vez conformado, uma vez feito o que outras pessoas fazem só porque fazem, e uma letargia infiltra-se em todos os nervos mais finos e faculdades da alma. Ela se torna todo o espetáculo externo e vazio interior; estúpida, rígida e indiferente."


"Nos subúrbios de toda agonia senta-se algum amigo vigilante que assinala."

"Nada me induz a ler um livro exceto quando eu tenho que ganhar dinheiro para escrever sobre ele. Eu os detesto."


"Meu próprio cérebro é para mim a mais inexplicável das máquinas - sempre zunindo, sussurrando, voando rugindo mergulhando, e depois se enterrando na lama. E por quê? Para que esta paixão?"


"A maior parte da vida da mulher modesta foi gasta, afinal, em negar o que, em pelo menos um dia por ano, se mostrou óbvio."


"Acredito que o método humano de expressão pelo som da língua é muito elementar, e deve ser substituído por alguma invenção ingênua que deveria ser capaz de dar passagem para pelo menos seis sentenças coerentes por vez." [Virginia Woolf]


"Luta mental significa pensar contra a corrente, não com a corrente. É nosso trabalho perfurar as bolsas de gás e descobrir as sementes da verdade."

"Obras primas não são proles simples e solitárias; são o resultado de muitos anos de pensamento em comum, de pensar pelo corpo das pessoas, assim essa experiência das massas está por trás da única voz."

"A vida não é uma série de faróis simetricamente arrumados; a vida é uma auréola luminosa, um envelope semi-transparente nos surpreendendo desde o início da consciência até o final."


"Não são as catástrofes, assassinatos, mortes, doenças, que nos envelhecem e nos matam; é a forma como as pessoas olham e riem, e apressam os passos para os ônibus."

"É a natureza do artista importar-se excessivamente com o que dizem sobre ele. A literatura é espalhada com os restos dos homens que se importaram além da conta com as opiniões dos outros."

"É fatal ser um homem ou mulher pura e simplesmente: deve-se ser uma mulher masculinamente, ou um homem femininamente."


"É curioso como alguém instintivamente protege a imagem de si mesmo da idolatria ou qualquer outro tratamento que possa torná-lo ridículo, ou diferente demais do original para ainda ser acreditado."

"Se você insistir em me proteger, ou a 'nosso' país, deixe-se compreender sobriamente e racionalmente entre nós que você está lutando para gratificar um instinto sexual do qual não compartilho; procurar benefícios onde eu não compartilho e provavelmente não compartilharei."

"Se você não contar a verdade sobre si mesmo, não pode contar a verdade sobre as outras pessoas."

"Se ajudarmos a filha de um homem educado a ir a Cambridge, não a estaremos forçando a pensar não na educação mas na guerra? Não em como ela pode aprender, mas em como ela pode obter as mesmas vantagens que seus irmãos homens?"

"Se alguém pudesse ser amigável com as mulheres, que prazer - o relacionamento tão secreto e privado comparado com as relações com os homens. Por quê não escrever sobre isso francamente?"


"Me arriscaria a achar que Anon, que escreveu tantos poemas sem assiná-los, era na verdade uma mulher."


"Eu estava com um humor estranho, me achando velha demais: mas agora sou uma mulher de novo - como sempre sou quando escrevo."

"Eu quero a concentração e o romance, e todos os mundos juntinhos, fundidos, brilhantes: não tenho mais tempo para perder com prosa."

"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro."


"Li o livro de Jó a noite passada, eu não acho que Deus se revela bem nele."

"O humor é o primeiro dos dons a perecer numa língua estrangeira."

"Os imensos corpos das pessoas nunca são responsáveis pelo que fazem."

"Ficção é como uma teia de aranha, presa para sempre parcamente talvez, mas ainda presa à vida em todos seus quatro cantos. Com freqüência esta ligação dificilmente é percebida."

"Todo segredo da alma de um escritor, toda a experiência de sua vida, toda a qualidade de sua mente está melhor escrita em seus trabalhos."

"Cada um tem seu passado preso em si como as páginas de um livro conhecido por seu coração, e seus amigos só podem ler o título."


"Apesar das diferenças dos sexos, eles se misturam. Em todo ser humano uma vacilação de um sexo para outro tem lugar, e com freqüência é somente as roupas que mantêm o macho ou fêmea semelhantes, enquanto por debaixo o sexo é muito oposto do que está por cima."


"Mas quando alguém fala para si mesmo, quem está falando? - a alma sepultada, o espírito cravado dentro, dentro da catacumba central, aquela que vira freira e deixa o mundo covarde talvez, mas de certo modo bela, enquanto esvoaça com sua lanterna friamente para cima e para baixo pelos corredores escuros."

"O tédio é o reino legítimo da filantropia."


"Como mulher eu não possuo país. Como mulher, meu país é o mundo todo."


"Organize todas as peças que surjam em seu caminho."

"Quase todo biógrafo, se ele respeita os fatos, pode nos dar bem mais que outro fato para adicionar na nossa coleção. Ele pode nos dar o fato criativo; o fato fértil; o fato que sugere e engendra."

"Contra ti me arremessarei, invencível e persistente, ó Morte!" [Virginia Woolf]


"Uma mulher deve ter dinheiro e uma sala própria se quiser escrever ficção."


"Uma obra prima é algo dito de uma vez por todas, proclamado, finalizado, de modo que está lá completa na mente, mesmo que ainda oculta."


"Um bom ensaio tem que ter esta qualidade permanente; deve desenhar sua cortina ao nosso redor, mas tem quem ser uma cortina que nos cerra dentro dela, e não fora."

"É muito mais fácil matar um fantasma do que matar uma realidade."


"Não se pode pensar bem, amar bem, dormir bem, quando não se jantou bem."
Virginia Woolf

Frases & Pensamentos


Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.


Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite
Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.

Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam

Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.

"Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária"
E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano.

Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.

...estou procurando, estou procurando. Estou tentando me entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda.

Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.
Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...
Ou toca, ou não toca.
É difícil perder-se. É tão difícl que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo."

O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós."
Clarice Lispector

Porque há o direito ao grito.então eu grito." (Clarice Lispector)

Frases & Pensamentos


A solidão começou para o verdadeiro católico. Tomem nota: — ainda seremos o maior povo ex-católico do mundo.

O casamento já é indissolúvel na véspera.

A educação sexual só devia ser dada por um veterinário.

Antigamente, o defunto tinha domicílio. Ninguém o vestia às pressas, ninguém o despachava às escondidas. Permanecia em casa, dentro de um ambiente em que até os móveis eram cordiais e solidários. Armava-se a câmara-ardente num doce sala de jantar ou numa cálida sala de visitas, debaixo dos retratos dos outros mortos. Escancaravam-se todas as portas, todas as janelas; e esta casa iluminada podia sugerir, à distância, a idéia de um aniversário, de um casamento ou de um velório mesmo.

Sou contra a pílula, e ainda mais contra a ciência que a inventou; a saúde pública que a permite; e o amor que a toma.

Diz o dr. Alceu que a Revolução Russa é "o maior acontecimento do século". Como se engana o velho mestre! O "maior acontecimento do século" é o fracasso dessa mesma revolução.

O dr. Alceu fala a toda hora na marcha irreversível para o socialismo. Afirma que a Revolução Russa também é irreversível. Em primeiro lugar, acho admirável a simplicidade com que o mestre administra a História, sem dar satisfações a ninguém, e muito menos à própria História. Não lhe faria mal nenhum um pouco mais de modéstia. De mais a mais, quem lhe disse que a Revolução Russa é irreversível?

Só Deus sabe que fiz o diabo para ser amigo do nosso Tristão de Athayde. Durante cinco anos, telefonei-lhe em cada véspera de Natal: — "Sou eu, dr. Alce. Vim desejar-lhe um maravilhoso Natal para si e para os seus" etc etc. Tudo inútil. O dr. Alceu trancou-me o coração. Até que, na última vez, disse algo que, para mim, foi uma paulada: — "Ah, Nelson! Você aí, nessa lama!". O mestre insinuara que a minha alma é um mangue, um pântano, um lamaçal. E, por certo, ao sair do telefone, foi se vacinar contra o tifo, a malária e a febre amarela que vivo a exalar. Pois é o que nos separa eternamente, a mim e ao dr. Alceu: — de um lado, a minha lama, e , de outro, a sua luz.

Outrora, o remador de Bem-Hur era um escravo, mas furioso. Remava as 24 horas por dia, porque não havia outro remédio e por causa das chicotadas. Mas, se pudesse, botaria formicida no café dos tiranos. Em nosso tempo, o socialismo inventou outra forma de escravidão: — a escravidão consentida e até agradecida.

A Igreja está ameaçada pelos padres de passeata, pelas freiras de minissaia e pelos cristãos sem Cristo. Hoje, qualquer coroinha contesta o Papa.

O padre de passeata é hoje, uma ordem tão definida, tão caracterizada como a dos beneditinos, dos franciscanos, dos dominicanos e qualquer outra. E está a serviço do ódio.

Os padres exigem o fim do celibato. Portanto, odeiam a castidade. Imaginem um movimento de meretrizes a favor da castidade. Pois tal movimento não me espantaria mais do que o motim dos padres contra a própria.

Os padres querem casar. Mas quem trai um celibato de 2 mil anos há de trair um casamento em quinze dias.

O tempo das passeatas acabou, mas o padre de passeata continua, inexpugnável no seu terno da Ducal e vibrando, como um estandarte, um Cristo também de passeata.

D. Helder só olha o céu para saber se leva ou não o guarda-chuva.

D. Helder já esqueceu tanto a letra do Hino Nacional quanto a da Ave-Maria. Prega a luta armada, a aliança do marxismo e do cristianismo. Se ele pegasse uma carabina e fosse para o mato, ou para o terreno baldio, dando tiros em todas as direções, como um Tom Mix, estaria arriscando a pele, assumindo uma responsabilidade trágica e eu não diria nada. Mas não faz isso e se protege com a batina. Sabe que um D. Helder sem batina, um D. Helder almofadinha, de paletó ou de terno da Ducal, não resistiria um segundo. Nem um cachorro vira-lata o seguiria.

Estou imaginando se, um dia, Jesus baixasse à Terra. Vejo Cristo caminhando pela rua do Ouvidor. De passagem, põe uma moeda no pires de um ceguinho. Finalmente, na esquina a Avenida, Jesus vê D. Helder. Corre para ele; estende-lhe a mão. D. Helder responde: — "Não tenho trocado!". E passa adiante.

No Brasil, só se é intelectual, artista, cineasta, arquiteto, ciclista ou mata-mosquito com a aquiescência, com o aval das esquerdas.

Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer.

As feministas querem reduzir a mulher a um macho mal-acabado.

Considero o filho único um monstro de circo de cavalinhos, um mártir, mártir do pai, mártir da mãe e mártir dessas circunstâncias. As famílias numerosas são muito mais normais, mais inteligentes e mais felizes.

Na velha Rússia, dizia um possesso dostoievskiano: — "Se Deus não existe tudo é permitido". Hoje, a coisa não se coloca em termos sobrenaturais. Não mais. Tudo agora é permitido se houver uma ideologia.

Quando os amigos deixam de jantar com os amigos [por causa da ideologia], é porque o país está maduro para a carnificina.

Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado, estão com os idiotas de ambos os sexos.

[Até o século XIX] o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar um cadeira do lugar. Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente, não pensava. Os "melhores" pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas. Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas.

Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.

Qualquer indivíduo é mais importante que toda a Via Láctea.

Ainda ontem dizia o Otto Lara Resende: — "O cinema é uma maneira fácil de ser intelectual sem ler e sem pensar". Mas não só o cinema dá uma carteirinha de intelectual profundo. Também o socialismo. Sim, o socialismo é outra maneira facílima de ser intelectual sem ligar duas idéias.

Eu amo a juventude como tal. O que eu abomino é o jovem idiota, o jovem inepto, que escreve nas paredes "É proibido proibir" e carrega cartazes de Lenin, Mao, Guevara e Fidel, autores de proibições mais brutais.

Com o tempo e o uso, todas as palavras se degradam. Por exemplo: — liberdade. Outrora nobilíssima, passou por todas as objeções. Os regimes mais canalhas nascem e prosperam em nome da liberdade.

Ah, os nossos libertários! Bem os conheço, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura.

Como a nossa burguesia é marxista! E não só a alta burguesia. Por toda parte só esbarramos, só tropeçamos em marxistas. Um turista que por aqui passasse havia de anotar em seu caderninho: — "O Brasil tem 100 milhões de marxistas".

Hoje, o não-marxista sente-se marginalizado, uma espécie de leproso político, ideológico, cultural etc etc. Só um herói, ou um santo, ou um louco, ousaria confessar publicamente: — "Meus senhores e minhas senhoras, eu não sou marxista, nunca fui marxista. E mais: — considero os marxistas de minhas relações uns débeis mentais de babar na gravata".

No Brasil, o marxismo adquiriu uma forma difusa, volatizada, atmosférica. É-se marxista sem estudar, sem pensar, sem ler, sem escrever, apenas respirando.

Marx roubou-nos a vida eterna, a minha e a do Otto Lara Resende. Pois exigimos que ele nos devolva a nossa alma imortal.

As cartas de Marx mostram que ele era imperialista, colonialista, racista, genocida, que queria a destruição dos povos miseráveis e "sem história", os quais chama de "piolhentos", de "anões", de "suínos" e que não mereciam existir. Esse é o Marx de verdade, não o da nossa fantasia, não o do nosso delírio, mas o sem retoque, o Marx tragicamente autêntico.

O mundo é a casa errada do homem. Um simples resfriado que a gente tem, um golpe de ar, provam que o mundo é um péssimo anfitrião. O mundo não quer nada com o homem, daí as chuvas, o calor, as enchentes e toda sorte de problemas que o homem encontra para a sua acomodação, que aliás, nunca se verificou. O homem deveria ter nascido no Paraíso.

Nas velhas gerações, o brasileiro tinha sempre um soneto no bolso. Mas os tempos parnasianos já passaram. Hoje, ferozmente politizado, ele tem sempre à mão um comício.

Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista.

É preciso ir ao fundo do ser humano. Ele tem uma face linda e outra hedionda. O ser humano só se salvará se, ao passar a mão no rosto, reconhecer a própria hediondez.

A Rússia, a China e Cuba são nações que assassinaram todas as liberdades, todos os direitos humanos, que desumanizaram o homem e o transformaram no anti-homem, na antipessoa. A história socialista é um gigantesco mural de sangue e excremento.

Tão parecidos, Stalin e Hitler, tão gêmeos, tão construídos de ódio. Ninguém mais Stalin do que Hitler, ninguém mais Hitler do que Stalin.

Vocês se lembram da fotografia de Stalin e Ribbentropp assinando o pacto nazi-comunista. Ninguém pode esquecer o riso recíproco e obsceno. Se faltou alguém em Nuremberg — foi Stalin.

Havia, aqui, por toda parte, "amantes espirituais de Stalin". Eram jornalistas, intelectuais, poetas, romancistas. Outros punham nas paredes retratos de Stalin. Era uma pederastia idealizada, utópica e fotográfica.

Sou um pobre nato e, repito, um pobre vocacional. Ainda hoje o luxo, a ostentação, a jóia, me confundem e me ofendem.

Hoje, o sujeito prefere que lhe xinguem a mãe e não o chamem de reacionário.

Em muitos casos, a raiva contra o subdesenvolvimento é profissional. Uns morrem de fome, outros vivem dela, com generosa abundância.

O povo é um débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assim e assim será, eternamente.
Nelson Rodrigues

Frases & Pensamentos


"A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo. "

"Às vezes, naquele minuto de oração deixamos de tomar uma atitude precipitada, de proferir uma palavra agressiva, de permitir que a cólera nos induza a qualquer atitude infeliz..."

"No mínimo, a prece nos pacifica para que encontremos, por nós mesmos, a saída para a dificuldade que estejamos enfrentando..."

Em qualquer dificuldade, não nos esqueçamos da oração... Elevamos o pensamento a Deus, procurando sintonia com os Espíritos bons."

"Eu permito a todos serem como quiserem, e a mim como devo ser."

"A criança desprotegida que encontramos na rua não é motivo para revolta ou exasperação, e sim um apelo para que trabalhemos com mais amor pela edificação de um mundo melhor." [Chico Xavier ]

"Plante amor e paz e a vida lhe trará colheita de paz e amor."

"Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem."

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." [Chico Xavier]

"Eu vivo muito alegre, muito feliz, trabalho, tenho sempre muita gente em volta de mim, muita, muita gente na minha vida, é disso que eu gosto."

"A desilusão de agora será benção depois."

"Valoriza os amigos. Respeita os adversários."

"Não cobres tributos de gratidão."

"Hoje auxiliamos, amanhã seremos os necessitados de auxilio."

"Deixe algum sinal de alegria, onde passes."

"Lembra-te de que falando ou silenciando, sempre é possível fazer algum bem."
"Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem. A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo."

"Lembra-te sempre: cada dia nasce de um novo amanhecer."

"A vida, como a fizeres, estará contigo em qualquer parte."

"Não me preocupei nem um pouco com essa previsão. Infelizmente, certas pessoas gostam de sensacionalismo. Não temos a menor idéia do dia de nossa partida, a menos que haja alta concessão do mundo espiritual..."
Obs.: Chico Xavier, sobre uma previsão de sua morte, feita por uma vidente.
"Desde que Emmanuel assumiu o comando de minhas faculdades, tudo ficou mais claro, mais firme. Ele apareceu em minha vida mediúnica assim como alguém que viesse completar a minha visão real da vida."

"A meu ver, tive três períodos distintos em minha vida mediúnica. O primeiro, de completa incompreensão para mim, é aquele dos cinco anos de idade, quando via minha mãe desencarnada, a proteger-me, até os dezessete anos, época em que me via sob a influência de entidades felizes e infelizes, até que a misericórdia do Senhor penetrou nossa casa, em maio de 1927."

"Resisti aos impulsos, e não foi fácil. Outro dia, a grande poetisa goiana, Cora Coralina, dizia a uma repórter que os velhos, mesmo os velhos, têm direito aos sonhos eróticos. Sonhos maravilhosos..."

"Eu vivo muito alegre, muito feliz, trabalho, tenho sempre muita gente em volta de mim. Muita, muita gente na minha vida, é disso que eu gosto."

"Muitas vezes em aula, quando criança, ouvia vozes dos espíritos ou sentia mãos sobre as minhas mãos que eu senti vivas, guiando meus movimentos de escrita, sem que os outros as vissem. Isso me criava muitos constrangimentos."

"Em fins de 1927, numa reunião pública e depois da evangelização, D. Carmem Perácio, médium de muitas faculdades, transmitiu a recomendação de um benfeitor espiritual para que eu tomasse o lápis e experimentasse a psicografia. Minha mão de pronto obedeceu, escrevendo dezessete páginas sobre os deveres espíritas. Senti alegria e susto ao mesmo tempo. Tremia muito quando terminei."
Obs.: Chico Xavier, sobre a primeira vez que psicografou

"Estou convencido de que todos os políticos, sejam eles quais forem, merecem o nosso respeito e a nossa cooperação para serem para nós aquilo que nós esperamos deles."

"Quanto ao meu sobrinho, era um perturbado. Bebia muito, não trabalhava direito, acabou louco. E morreu há alguns anos. Ele fez aquilo, ao que parece, pela sedução do dinheiro. Que o altíssimo o perdoe."
Obs.: Chico Xavier, sobre a atitude do sobrinho Amauri Xavier Pena, que declarou aos jornais que tudo o que ele e o tio escreviam não era de autoria de espíritos, mas deles próprios.

"Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja."

Frases & Pensamentos


"O resto é silêncio."

"Ser ou não ser... eis a questão."


"Nem palavras duras e olhares severos devem afugentar quem ama; as rosas têm espinhos e, no entanto, colhem-se."


"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que às vezes poderíamos ganhar pelo medo de tentar."

"Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos..."

"Tem mais do que mostras; fala menos do que sabes."

"A juventude, ainda que ninguém a combata, acha em si mesma seu próprio inimigo."

"Nada encoraja tanto ao pecador como o perdão."


"Os atos contra a natureza engendram distúrbios contra a natureza."
"O sangue jovem não obedece um velho mandato."


"As valiosas presas convertem em ladrões aos homens honrados."

"O cansaço rouca sobre os cascalhos; enquanto a preguiça acha dura o travesseiro de pluma."

"O que agrada de ser adulado é digno do bajulador."

"Nós devemos nossa vida a Deus, por isso se a pagamos hoje, não a deveremos amanhã."

"Não basta levantar ao débil, há que o sustentar depois."

"É excelente ter a força de um gigante, mas é tirânico usá-la como um gigante."

"A aprendizagem é um simples apêndice de nós mesmos; onde quer que estejamos, está também nossa aprendizagem."
"Se dois cavalgam num cavalo, um deve ir detrás."

"Aquele que morre paga todas suas dívidas."
"As improvisações são melhores quando se as prepara."

"Em nossas loucas tentativas, renunciamos ao que somos pelo que esperamos ser."

"Anunciai com cem línguas a mensagem agradável; mas deixai que as más notícias se revelem por si sós."

"Ser honrado tal como anda o mundo, equivale a ser um homem escolhido entre dez mil."

"Presta o ouvido a todos, e a poucos a voz. Ouve as censuras dos demais; mas reserva tua própria opinião."

"Fortes razões, fazem fortes ações."

"O traje denota muitas vezes ao homem."

"Se quisesses saber como vivem os peixes no mar, é como os homens na terra: os grandes comem aos pequenos."

"Minhas palavras sobem voando, meus pensamentos ficam aqui abaixo; palavras sem pensamentos nunca chegam ao céu."

"A mente do homem é de mármore; a da mulher de cera."

"Eu juro que vale mais ser de baixa condição e cercar-se alegremente de gente humilde, que não se encontrar muito encumbrado, com um resplandeciente pesar e levar uma dourada tristeza."

"Quanto mais talentosa a mulher, mais indócil ela é."

"O amor alivia como a luz do sol depois da chuva."

"A fortuna chega em alguns barcos que não são guiados."


"A consciência é a voz do alma; as paixões, a do corpo."

"Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo."


"Pai prudente é o que conhece a seu filho."

"Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras."

"Não sujes a fonte onde aplacaste tua sede."

"É melhor ser rei de teu silêncio do que escravo de tuas palavras."


"Se o dinheiro vai na frente, todos os caminhos se abrem."

"O amor consola como o resplendor do sol depois da chuva."

"Assume uma virtude se não a tens."


"Todos amam a vida, mas o homem valente e honrado aprecia mais a honra."

"Oh amor poderoso! Que as vezes faz de uma besta um homem, e outras, de um homem uma besta."

"Somos do mesmo material do que se tecem os sonhos, nossa pequena vida está rodeada de sonhos."

"A memória é o sentinela do cérebro."

"Não temeis a grandeza; alguns nascem grandes, alguns conseguem grandeza, a alguns a grandeza lhes é imposta e a outros a grandeza lhes fica grande."

"O azarado não tem outra medicina que não a esperança."
[William Shakespeare]

"As maldições não vão nunca mais além dos lábios que as proferem."


"A brevidade é a alma do talento."

"Excelente coisa é ter a força de um gigante, mas usar dela como um gigante é próprio de um tirano."

"Se não recordas a mais ligeira loucura que o amor te fez cometer, não amaste."
"Fragilidade tem nome de mulher."

"Num minuto há muitos dias."
[William Shakespeare]

"As palavras estão cheias de falsidade ou de arte; o olhar é a linguagem do coração."


"Se todo o ano fosse festa, divertir-se seria mais aborrecedor do que trabalhar."

"O passado é um prólogo."

"O homem a quem não comove o conforme dos sons harmoniosos, é capaz de toda classe de traições, estratagemas e depravações."

"Jamais vem a fortuna a mãos cheias, nem concede uma graça que não faça expirar com um revés."

"Me atreverei a tudo o que possa fazer um homem. Quem se atreve a mais é insensato."

"Quem se eleva demasiado perto do sol com asas de ouro as derrete."

"Choramos ao nascer porque vimos a este imenso palco de dementes."

"Ligeirezas como o ar são para o zeloso fortes confirmações, como um depoimento das Sagradas Escrituras."

"O aspecto exterior prega muitas vezes a condição interior do homem."

"É amor bem pobre o que pode avaliar-se."

"Cuidado para com a fogueira que acendes contra teu inimigo; ela poderá chamuscar a ti mesmo."

"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada."

"A vida é como um conto relatado por um idiota; um conto cheio de palavreado e frenesi, que não tem nenhum sentido."

"Os velhos desconfiam da juventude porque foram jovens."

"Qualquer um pode dominar um sofrimento, exceto o que o sente."
"Não existe nada bom nem mau; é o pensamento humano o que o faz aparecer assim."

"Desperdicei meu tempo, agora o tempo desperdiça a mim."

"O homem cauteloso jamais deplora o mal presente; emprega o presente em prevenir as aflições futuras."
[William Shakespeare]

"A mulher é um manjar digno de deuses, quando não o cozinha o diabo."

"Duvides que as estrelas sejam fogo, duvides que o sol se mova, duvides que a verdade seja mentira, mas não duvides jamais de que te amo."

"Ocorra o que ocorra, ainda no dia mais borrascoso as horas e o tempo passam."
"Na amizade e no amor se é mais feliz com a ignorância do que com o saber."

"Tentando o melhor estragamos com freqüência o que está bem."

"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez."

"O amor dos jovens não está no coração, mas nos olhos."

"Guarda teu amigo sob a chave de tua própria vida."
William Shakespeare

Frases & Pensamentos


A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final.

Brasil: esse estranho país de corruptos sem corruptores.

Gaúcho que é gaúcho não deixa sua mulher mostrar a bunda para ninguém. Nem em baile de carnaval. Gaúcho que é
gaúcho não mostra a sua bunda para ninguém. Só no vestiário, para outros homens, e, assim mesmo, se olhar por mais
de trinta segundos sai briga.

Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo.
Muitas mulheres consideram os homens perfeitamente dispensáveis no mundo, a não ser naquelas profissões
reconhecidamente masculinas, como as de costureiro, cozinheiro, cabeleireiro, decorador de interiores e estivador.

No Brasil o fundo do poço é apenas uma etapa.

Nunca usei bombacha, não gosto de chimarrão e nem de me lembrar da última vez que subi num cavalo. Aliás, o cavalo
também não gosta.

Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, em Luiza Brunet.
Você é o seu sexo. Todo o seu corpo é um órgão sexual, com exceção talvez das clavículas.

[Ao ser perguntado por que costuma o número dezessete tantas vezes em suas crônicas]
Dezessete é um número cabalístico e, sendo cabalístico, eu não posso revelar. Brincadeira, não tem nenhum significado.
Dezessete é uma palavra bonita.

A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por
exemplo: dizer "escrever claro" não é certo mas é claro, certo?

Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.

Com esse negócio de clonagem, já estou me sentindo um disco de vinil.
" E de esquerda" ser a favor do aborto e contra a pena de morte, enquanto direitistas defendem o direito do feto à
vida, porque é sagrada, e o direito do Estado de matá-lo se ele der errado.

Pensei vagamente em estudar arquitetura, como todo o mundo. Acabaria como todos que eu conheço que estudaram
arquitetura, fazendo outra coisa. Poupei-me daquela outra coisa, mesmo que não tenha me formado em nada e
acabado fazendo esta estranha outra coisa, que é dar palpites sobre todas as coisas.

Quando o casamento parecia a caminho de se tornar obsoleto, substituído pela coabitação sem nenhum significado
maior, chegam os gays para acabar com essa pouca-vergonha.

Escrevi uma vez que era um cético que só acreditava no que pudesse tocar: não acreditava na Luiza Brunet, por
exemplo. Cruzei com a Luiza Brunet num dos camarotes deste carnaval. Ela me cobrou a frase, e disse que eu podia
tocá-la para me convencer da sua existência. Toquei-a. Não me convenci. Não pode existir mulher tão bonita e tão
simpática ao mesmo tempo. Vou precisar de mais provas.
Luis Fernando Veríssimo

Frases e Pensamentos


"Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo."

"A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade."

"Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros."

"É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior."

"Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã."

"O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto."

"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio."

"A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos."

"É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. A natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis."

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."
"Todas as minhas experiências me provaram que não existe outro deus a não ser a verdade. "

"O capital em si não é mau; mas o mau uso dele transforma-o num mal. "

"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. "

"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."

"Eu creio que sou incapaz de odiar. Através de uma disciplina baseada na oração, faz pelo menos quarenta anos que procuro amar todos."

" A mulher deve ser meiga, companheira do marido, tanto na alegria como na tristeza. O homem deve ser amigo da mulher e, no seu amor, deve respeitar sua alma e seu corpo como sagrados que são."

"Quanto mais puro for um coração, mais perto estará de Deus."

"Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; não há o suficiente para a cobiça humana."

"Minha vida é uma mensagem."

"Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo, sem oração se torna impuro."

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."

"Se estamos atentos, Deus nos fala em nossa própria língua, qualquer que seja."

"Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha."

"A vida merece algo além do aumento da sua velocidade."

"O amor é a força mais sutil do mundo."

"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."

"Só engrandeceremos nosso direito à vida, cumprindo o nosso dever de cidadão do mundo."

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

"O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio."

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."

"A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea."

"O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte."

"É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras."

"Como defender uma civilização que somente o é de nome, já que representam o culto da brutalidade que existe em nós, o culto da matéria."

"Um 'não' dito com convicção é melhor e mais importante que um 'sim' dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações."

"Olho por Olho, e o mundo acabará cego."

"A verdadeira educação consiste em obter o melhor de si mesmo. Que outro livro se pode estudar melhor do que o da Humanidade?"

"Um país, uma civilização, pode ser julgada pela forma com que trata seus animais."

"Um erro não se converte em verdade pelo fato de que todo mundo acredite nele."

"Não me agrada a palavra tolerância, mas não encontro outra melhor. O amor nos ensina a ter, para a fé dos demais, o mesmo respeito que se tem pela própria."

"A voz interior me diz que siga combatendo contra o mundo inteiro, ainda que me encontre só. Diz-me que não tema a este mundo e que eu vá adiante levando em mim nada mais que o temor a Deus."

"A verdade jamais prejudica a uma causa que é justa."

"O mais atroz das coisas más das pessoas más é o silêncio das pessoas boas."

"Não nos será outorgada a liberdade externa mais do que na medida exata do que tenhamos sabido, num momento determinado, desenvolver nossa liberdade interna."

"A humanidade não pode liberar-se da violência mais do que por meio da não violência."

"O mesmo que uma árvore tem -- uma só raiz e múltiplos ramos e folhas--, também há uma só religião verdadeira e perfeita, mas diversificada em numerosos ramos, por intervenção dos homens."

"Não devemos perder a fé na humanidade que é como o oceano: não se suja porque algumas de suas gotas estejam sujas."

"A violência é o medo aos ideais dos demais."

"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho."

"Se queres mudar ao mundo, muda-te a ti mesmo."

"O que se obtém com violência, somente se pode manter com violência."

"A verdade é totalmente interior. Não há que a procurar fora de nós nem querer realizá-la lutando com violência com inimigos exteriores."

"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho."

"Já que eu sou imperfeito e preciso da tolerância e da bondade dos demais, também tenho de tolerar os defeitos do mundo até que possa encontrar o segredo que me permita remediá-lo."

"Não deixes que se morra o sol sem que tenham morrido teus rancores."

"Nossa recompensa se encontra no esforço e não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa."

"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo."

Ghandi


Frases & Pensamentos


"Pouca fé se outorga aos que têm pouca fé."

"Se não podes avançar uma polegada, retrocede um pé."

"Se praticas a equidade, ainda que morras não perecerás."
"Governa melhor quem governa menos."

"A excelência de um governo não se julga por sua ordem."

"Deus não recebe respostas com palavras."

"Tudo o que é difícil deve tentar-se enquanto é fácil."

"Saber que não se sabe, isso é humildade. Pensar que um sabe o que não sabe, isso é doença."

"A perfeição do que dá ordens é ser pacífico; do que combate, carecer de cólera; do que quer vencer, não lutar; do que se serve dos homens, pôr-se por embaixo deles."

"Diferentes na vida, os homens são semelhantes na morte."

"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes."
"Aprecie todo o branco que há ao seu redor, mas recorda todo o negro que existe."
"O valor de um ato se julga por sua oportunidade."

"Aquele que está satisfeito com sua parte é rico."

"A maneira de fazer é ser."

"O que domina aos outros é forte; o que se domina a si mesmo é poderoso."

"O sábio não ensina com palavras, senão com atos."

"As palavras elegantes não são sinceras; as palavras sinceras não são elegantes."


"Quem é rico em virtude é semelhante ao jovem."


"Na condução das questões humanas não existe lei melhor do que o autocontrole."

"A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor."

Frases & Pensamentos


"Somente pela fraternidade a liberdade será preservada."

"Quem abre uma escola fecha uma prisão."

"Em literatura, o meio mais seguro de ter razão é estar morto."

"Quando não somos inteligíveis é porque não somos inteligentes."

"A medida do amor é amar sem medida."

"As ilusões sustentam a alma como as asas sustentam o pássaro."

"O espírito enriquece-se com o que recebe; o coração com o que dá."

"Iniciativa é fazermos o que está certo sem ser preciso que alguém nos diga para fazermos tal."

"A tolerância é a melhor das religiões."

"O tempo não só cura, mas também reconcilia."

"É inútil obter por piedade aquilo que desejamos por amor."

"Escritores, meditem muito e corrijam pouco. Fazei as vossas rasuras no vosso próprio cérebro."

"Ser contestado é ser constatado."

"Um grande artista é um grande homem numa grande criança."

"Nada há como começar para ver como é árduo concluir."

"Todo o grande artista amolda a arte à sua imagem."

"A arte é uma ferramenta; os espíritos são os operários."

"O cão é a virtude que, não podendo fazer-se homem, se fez animal."

"O amor é vida quando não é morte; é berço e também sepultura."

"Vós, que sofreis, porque amais, amai ainda mais. Morrer de amor é viver dele."

"A alma humana é uma vaga que pensa."

"A alma é um olho sem pálpebra."

"Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz. "

"A riqueza e a pobreza são convenções."

"A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano."


"Os tempos primitivos são líricos, os tempos antigos são épicos, os tempos modernos são dramáticos."

"Os velhos têm tanta necessidade de afeto como de sol."

"Do inferno dos pobres é feito o percurso dos ricos."


"Aquele que dá ao pobre empresta a Deus."

"Tudo se rende ao sucesso, até a gramática."

"A palavra é o Verbo, e o Verbo é Deus."
Victor Marie Hugo

Frases & Pensamentos


"Escolha o trabalho de que gostas e não terás de trabalhar um único dia em tua vida."

"Cinco coisas constituem a virtude perfeita: sobriedade, magnanimidade, honestidade, sinceridade e bondade. "

"O silêncio é um amigo que nunca trai. "

"O sábio procura o que está nele próprio; o tolo, o que está fora dele."

"O homem superior compreende o que é certo; o homem inferior só compreende o que pretende impingir. "

"O homem se distingue dos outros seres pelo seu sentido de justiça."

"Carpe diem."
Obs.: Provérbio latim, significa: aproveite o dia; não desperdice o tempo.

"Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão."

"A arte de liderar: seguir na frente da multidão e ensiná-la a trabalhar. "

"A melhor maneira de se ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros."
[Confúcio]

"Algum dinheiro evita preocupações; muito, as atrai."


"O que não queiras que os outros te façam a ti, não o faças aos outros."

"O homem superior é persistente no caminho verdadeiro e não só persistente."

"O sábio sabe que ignora."

"Os cautelosos raramente se equivocam."

"Um erudito que não seja sério não inspirará respeito, e sua sabedoria, portanto, carecerá de estabilidade."


"Só o virtuoso é competente para amar ou odiar aos homens."

"Trabalha em impedir delitos para não precisar castigos."

"Me perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver."
[Confúcio]

"Governar é retificar."

"É mais fácil apoderar-se do comandante de um exército do que despojar a um miserável de sua liberdade."

"Melhor do que o homem que sabe o que é justo é o homem que ama o justo."

"Aprende a viver e saberás morrer bem."

"Eu não tento conhecer as perguntas; tento conhecer as respostas."

"Não deves queixar-te da neve no telhado de teu vizinho quando também cobre o umbral de tua casa."



"Ouvir ou ler sem refletir é uma ocupação inútil."


"Entristece-te não porque os homens não te conheçam, senão porque tu não conheces aos homens."


"A natureza humana é boa e a maldade é essencialmente antinatural."


"Pode-se tirar de um general seu exército, mas não de um homem sua vontade."


"Um homem sem virtude não pode morar muito tempo na adversidade, nem também na felicidade; mas o homem virtuoso descansa na virtude, e o homem sábio a ambiciona."

Confúcio

Frases & Pensamentos



"Aquilo que se faz por amor, parece ir sempre além dos limites do bem e do mal."
"Existo, logo penso."


"As paisagens insignificantes existem para os grandes paisagistas; as paisagens raras e notáveis são para os pequeno."

"Não poríamos a mão no fogo pelas nossas opiniões: não temos assim tanta certeza delas. Mas talvez nos deixemos queimar para podermos ter e mudar as nossas opiniões."

"O filósofo, como o entendo, é um explosivo terrível na presença do qual tudo está em perigo."

"É necessário ter o caos aqui dentro para gerar uma estrela."

"Não há nada que deprima mais o ser humano (mais depressa) do que a paixão do ressentimento."

"Se se quer ser alguém, deve venerar-se a própria sombra."

"Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo."

"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te."

"Os erros de grandes homens... são mais fecundos que as verdades de pequenos."

Friedrich Nietzsche