terça-feira, 14 de outubro de 2008

Lua Azul


Lua Azul: assim é chamada a segunda Lua Cheia num mesmo mês do calendário gregoriano. Neste mês de julho, tivemos a primeira delas, no dia 2, às 08:10 a 10 graus de capricórnio e 54 min. A próxima acontece no último sábado do mês, dia 31 Julho de 2004, às 15h06min a 8 graus de Aquário e 51 min.

O folclorista canadense Philip Scock, após ter pesquisado indícios da origem da Lua Azul, afirma que a expressão é usada desde o século XVI para representar uma Lua cheia especial, perigosa, onde pode acontecer desatino e alucinação.

Ao contrário do que o nome sugere, a Lua Azul é associada a perigos e desvarios, a desafios emocionais difíceis de viver, que requerem humildade e despojamento. É também, considerada um acontecimento de muita força magnética e poder espiritual, onde acontecem profundas purificações emocionais.

No ocidente, a Lua Azul, foi projetada como uma Lua romântica propícia ao amor e ao prazer. Na Astrologia, a importância da Lua Azul tem a ver com as práticas, que trabalham com a relação dos ciclos da Lua e o calendário gregoriano.

A Lua Cheia do dia 31 de julho será acompanhada de uma configuração planetária especial e, com certeza, com forte expressão em nossa vida. A Lua estará em conjunção com Netuno. Mercúrio em oposição com Urano. Júpiter em quadratura com Vênus e Plutão. Vênus oposição com Plutão. Por todos estes aspectos, aconselha-se permanecer centrado e ser muito responsável em tudo o que se fizer. Devemos evitar confrontos e qualquer consumo exagerado. Será uma Lua ideal para trabalhos e rituais de Cura.

Na Wicca, a Lua Azul é usada para trabalhar as energias da Deusa Arianrhod, Senhora da Roda de Prata, que pode nos inspirar a ter ideais mais elevados e almejar melhoria não apenas para nós, mas também para nossos amigos e para toda a sociedade.

Quando acontece a Lua Azul?
Quando a Lua Cheia cai no dia primeiro de um mês de 31 dias, no dia 31 teremos outra Lua Cheia, a Lua Azul. A Lua Azul acontece, em média, uma vez a cada dois anos e sete meses, sete vezes a cada dezenove anos e trinta e seis vezes num século. Isso se deve ao fato que um mês terrestre tem em média 30,5 dias enquanto o mês lunar tem 29,5 dias.

Existe uma particularidade: podemos vivenciar dois meses, no mesmo ano, com Lua Azul. Isto acontece se a primeira Lua Cheia cair em primeiro de janeiro, pois como fevereiro tem apenas 28 dias, as próximas duas Luas Cheias se repetem em março. Tal fenômeno ocorre apenas quatro anos em cada século: o próximo será só no ano de 2018.


A Lua
A Lua (dizem os ingleses)
É feita de queijo verde.
Por mais que pense mil vezes
Sempre uma idéia se perde.
E era essa, era, era essa,
Que haveria de salvar
Minha alma da dor da pressa
De... não sei se é desejar.
Sim, todos os meus desejos
São de estar sentir pensando...
A Lua (dizem os ingleses)
É azul de quando em quando.

Fernando Pessoa, 14-11-1931

Nenhum comentário: